Pe. Noé Borges Vieira - Pároco

Dados Pessoais:

Nasceu no dia 15 de Janeiro de 1959, em Bituva dos Machados no Município de Teixeira Soares – Paraná.

Seus Pais: Belmiro Lopes Vieira e Antônia Felomena Borges Vieira.

Irmãos: José Orides Borges Vieira, Maria da Conceição, Miguel Acir, José Antônio, Ironi, João Eloir, Paulo, Pedro e Cecília.

Casamento e Viuvez:

No dia 14 de Fevereiro de 1981 casou-se com Lourdes Aparecida Vieira. O primeiro filho nasceu em 21 de Setembro de 1981, morreu com 11 dias de vida. A segunda filha, Maria Lislaine Vieira, nasceu aos 25 de Outubro de 1982. Sua esposa faleceu no dia 17 de Novembro de 1982, deixando Maria Lislaine com 20 dias. Entrou no Seminário para a formação presbiteral após discernimento vocacional no dia 04 de Fevereiro de 1984.
Dados Profissionais:

Agricultor. Em 1978 trabalhou durante um ano em Curitiba na Fábrica de Papel Trombini; 5 meses na Construtora Record – servente de pedreiro; 3 meses: Fábrica de Calçados, Firma Previdência no Boqueirão. 6 meses: Fábrica de farinha de milho dos Italianos no Bituva dos Machados. Com 14 anos trabalhou com o seu pai em granja de porcos em Bocaiúva do Sul em Curitiba.

Dados Religiosos:

1ª. Comunhão – Bituva dos Machados em 1970.
Crismado por Dom Geraldo M. Pellanda.
Foi Catequista de Crisma, Coordenador de Grupos de Reflexão, Presidente do Apostolado da Oração, Coordenador de Grupos do Cursilho, Coordenador do Grupo de Jovens e palestrante no grupo de sua comunidade. Leitor no Culto Comunitário e fazia a Reflexão do Evangelho para a sua comunidade no Bituva dos Machados.

* Foi professor de Religião – 3 anos na Escola Amalio Pinheiro em Ponta Grossa – quando morou na Paróquia São Sebastião.

Dados dos Estudos:

1ª. e 4ª. Série primário – Escola Rural Padre Ladislau Maibuk em Bituva dos Machados – Teixeira Soares.

1º. Grau: Supletivo: Colégio Presidente Kennedy em Ponta Grossa.

2º. Grau: Colégio São Luiz – Ponta Grossa.

Dados da Formação Presbiteral:

Ensino Superior: Filosofia e Teologia – IFITEME – Ponta Grossa.

1984-1990: Paróquia São Sebastião acompanhado pelo Pe. Silvio Mocelin.

Morava com Pe. Silvio e fez os estudos até a Filosofia. 6 anos.

1990 até 1994 – Teologia morando no Seminário Diocesano São José.

MINISTÉRIOS RECEBIDOS:

Ministério Recebidos:

Leitor – Paróquia São Judas Tadeu em Ponta Grossa.
Acolito – Paróquia Santa Rita de Cássia em Ponta Grossa.

Ordenação:

Diaconal – Igreja São Sebastião – Ponta Grossa em 01/08/1993.
Bispo Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

Presbiteral – Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição - Teixeira Soares – data: 15 de Janeiro de 1994
Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.

LEMA DE ORDENAÇÃO E VIDA PRESBITERAL:

"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para Evangelizar os Pobres (Lc 3,18)"

ATIVIDADES PASTORAIS:

Participou de um Congresso Ecumênico em Roma no ano de 1996 – Foram 12 dias, estavam presentes 2.300 representantes de todas as maiores religiões do mundo – Focolares.

Fez Escola de Pregação Missionária em Curitiba com os Padres Missionários da África.

Fez Escola de Caridade com os Vicentinos, curso com Pe. Oscar Quevedo sobre a área de saúde parapsicológica e vários cursos antes de ir para a missão.

2000 e 2001 – Fez Missões na África em Moçambique. Projeto do Regional.

Participou do 1º. Encontro Nacional dos Presbíteros em Moçambique – 18 dias.

Pároco da Paróquia N. Sra. dos Remédios /Tibagi - 1994 até 2000( 6 anos).

Coordenador da Catequese do Setor e assessor da RCC – Castro.

2002 /2003 - Pároco da Paróquia de Sant`Ana – Castro.

2004/2006  - Vigário Paroquial da Paróquia Menino Jesus – Reserva.

2007/2008  -  Vigário Paróquia da Paróquia N. Sra. do Perp. Socorro em Irati.

2009 - Pároco da Paróquia São Miguel - Irati.
HOBBY:

Música, viola e gosta de cantar.

CONTATO:

Pe. Nóe Borges Vieira

Rua:Pça. Madalena Anciutti, s/n - Cx. Postal:59 - CEP:84.500-000 - Irati - Pr. - (42)3422-6573.